-->
Ensino | 26/11/2013 17:59

Quanto custa estudar nas melhores escolas do Enem 2012

Mensalidades variam de 945 a 3.854 reais entre as escolas privadas com melhor pontuação no exame nacional; primeira colocada foi incluída posteriormente

Priscila Yazbek EXAME.com

Stock.xchng
Na ponta do lápis

São Paulo – Dentre as 10 escolas com a melhor pontuação do Enem em 2012, apenas duas são públicas. Os pais que quiserem matricular seus filhos nos outros colégios, terão que bancar mensalidades que variam entre 945 (Colégio Elite Vale do Aço) e 3.854 reais (Vértice).

Isso é o que mostra um levantamento realizado por EXAME.com, por telefone, sobre os valores das mensalidades do 3º ano do Ensino Médio vigentes para o ano letivo de 2014 nas escolas com as melhores médias no exame nacional. Apenas uma das escolas, o Colégio Helyos, que ficou na sétima posição, não quis divulgar o valor da sua mensalidade. 

Além dos altos custos, em alguns casos, estudar em uma dessas escolas pode ser ainda mais difícil pelo critério de seleção dos alunos. Parte delas só aceita alunos novos até o 1º ano do Ensino Médio e a maioria realiza processos de seleção para admitir novos estudantes.

Clique nas fotos e veja quanto custa educar os filhos em uma das melhores escolas do país, segundo o Enem.


Divulgação
1. Colégio Bernoulli - Belo Horizonte - MG

Mensalidade do 3º ano do ensino médio: 1.459 reais (12 parcelas) 
Média no Enem: 722,15

O Colégio Bernoulli tem sido o primeiro colocado de Minas Gerais no ranking do Enem nos últimos seis anos, e pelo sétimo ano consecutivo aparece entre as 10 melhores posições na comparação nacional. Neste ano, escola teve 691 aprovados em vestibulares de todo o país, sendo 168 em medicina, 110 em direito e 198 em Engenharia. Os alunos ficaram nos 10 primeiros lugares do vestibular da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, e também no primeiro lugar de medicina da UFMG. As aulas são integrais e no terceiro ano do Ensino Médio a escola realiza um cursinho de preparação para o vestibular nos meses de novembro e dezembro, sem cobranças adicionais. Novas matrículas são aceitas em qualquer série, mas para conseguir uma vaga na escola, o aluno precisa passar por um processo seletivo. 


Reprodução
2. Colégio Elite Vale do Aço - Ipatinga - MG

Mensalidade do 3º ano do Ensino Médio: 945 reais (12 parcelas)
Média no Enem: 720,8859

O segundo colégio do ranking é o únicos da lista com mensalidade abaixo de 1.000 reais entre os privados. E apesar de existir há apenas três anos, pelo segundo ano consecutivo ele ocupa a segunda melhor pontuação do Enem. Um dos pontos fortes do colégio é a realização de simulados frequentes e mais exigentes que os vestibulares das federais. Alunos no Colégio já venceram as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Robótica. E os alunos de pré-vestibular e do colégio já conquistaram aprovações no ITA, IME, 1° e 2° UFOP medicina, 1º e 2º geral da UFJF, 1º Geral no CEFET-MG, USP, UNICAMP, UFMG. A escola trabalha apenas com os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e realiza um processo de seleção para novos estudantes, mas o processo seletivo para o 3º ano de 2014 já foi encerrado. A instituição também oferece cursos pré-vestibulares. 


Veja Rio
3. Colégio de São Bento - Rio de Janeiro - RJ

Mensalidade do 3º ano do ensino médio: 2.807,65 reais (12 parcelas)
Média no Enem: 712,7918

O Colégio de São Bento, exclusivo para meninos, já cravou quatro primeiras colocações no ranking do Enem e no ano passado ocupou o décimo lugar da lista. A escola é mantida e dirigida pelos monges do Mosteiro de São Bento e já teve entre seus alunos personalidades como Jô Soares, Heitor Villa-Lobos, Benjamin Constant e Noel Rosa. O São Bento só admite novos alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o primeiro ano do ensino médio, sendo que para o primeiro ano do ensino fundamental a admissão é realizada via sorteio e nos anos restantes é realizado um processo seletivo.


Divulgação
4. Coluni - Viçosa - MG

Mensalidade do 3º ano do ensino médio: não há
Média no Enem: 706,2229

Gerido pela Universidade Federal de Viçosa, o Coluni, é a escola pública com melhor pontuação no Enem pelo sétimo ano consecutivo. Segundo informações do site do colégio, os professores trabalham em regime de dedicação exclusiva aos alunos e buscam capacitá-los para a aplicação dos conhecimentos em situações diversas, evitando a simples memorização de conteúdos. Outro diferencial da escola é a realização de atividades no campus da UFV que possui salas de projeção, laboratórios de química, física, biologia, humanidades, informática, além de uma biblioteca, praça de esportes, restaurante e a Divisão de Saúde da UFV. Os estudantes são selecionados por meio de um exame, mas o ingresso na 2ª ou na 3ª série do Ensino Médio só ocorre quando há vaga ociosa. É preciso aguardar o final do ano letivo para verificar a existência de novas vagas.


Divulgação
5. Colégio Vértice Unidade II - São Paulo - SP

Mensalidade do 3º ano do ensino médio: 3.854 reais (13 parcelas)
Média no Enem: 705,5639

No quinto lugar geral e no primeiro lugar do ranking entre as paulistas neste ano, o Vértice ocupou o quarto lugar do ranking geral no ano passado. A dona da mensalidade mais alta entre as 10 escolas da lista realiza desde o primeiro ano do ensino médio testes vocacionais, palestras, visitas monitoradas a empresas e avaliações sobre o mercado de trabalho. Segundo a escola, não são aceitos alunos novos nos 2º e 3º anos do Ensino Médio e já não há mais vagas para alunos do 1º ano para 2014. Para ingressar em séries anteriores, o candidato passa por um dia de vivência na escola, sendo submetido a testes e entrevistas para que seja verificada sua capacidade de acompanhar outros alunos da turma. 


Reprodução
6. Colégio Santo Agostinho - Nova Lima - MG

Mensalidade do 3º ano do ensino médio: 1.390 reais (12 parcelas)
Média no Enem: 695,88

Conforme destaca em seu site, o colégio Santo Agostinho é focado na educação a partir de valores cristãos, aliados a um grande nível de exigência nos estudos. Sua prática é norteada pela filosofia e espiritualidade de Santo Agostinho e valoriza as cinco dimensões da pessoa humana que são: pessoal, crítico-transformadora, comunitária, transcendental e ecológico-cósmica. O Colégio admite alunos em qualquer série e as matrículas para o ano letivo de 2014 vão até o dia 5 de dezembro. 


Reprodução
8. Colégio Magnum Agostiniano - Nova Floresta - Belo Horizonte - MG

Mensalidade do 3º ano do ensino médio: 1343,14 12 parcelas
Média no Enem: 694,6726

O Colégio Magnum baseia-se em um método de ensino com alto nível de exigência, que tem o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem a capacidade de análise para se tornarem pessoas autônomas e capazes de enfrentar desafios como o Enem, os vestibulares e outros concursos. A escola possui amplos jardins, espaços de convivência e de estudos em grupo, além de espaços para esportes, lazer e laboratórios. E os alunos têm a possibilidade de realizar intercâmbios com instituições educacionais da Espanha e do Canadá. São admitidos novos alunos em qualquer série, mediante processo seletivo. As provas para admissão de alunos para o letivo de 2014 estão sendo realizadas nesta semana. Para checar se ainda são aceitas novas inscrições é necessário entrar em contato com a central de atendimento da escola pelo telefone (31) 3429-9000. 


Reprodução
9. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco - Recife (PE)

Mensalidade do 3º ano do ensino médio: não tem
Média no Enem: 692,4175

O Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi fundado em 1958 para funcionar junto à Faculdade de Filosofia, como um laboratório experimental. Hoje ele é vinculado ao Centro de Educação da UFPE e atende aos acadêmicos das licenciaturas da universidade, que buscam elaborar novas técnicas pedagógicas e educacionais. Novos alunos são admitidos para o sexto ano do ensino fundamental por meio de exames de seleção. As inscrições são abertas mediante editais, que normalmente são divulgados no segundo semestre do ano. E o ingresso de alunos em outras séries só ocorre se houver vagas ociosas depois de concluídas as matrículas, no mês de abril. Caso haja vagas, é aberto então um processo de seleção para estas séries especificamente. 


Reprodução
10. Colégio Anglo Leonardo Da Vinci (unidade Granja Viana) – Carapicuíba – SP

Mensalidade do 3º ano do ensino médio: R$ 1.995 (13 parcelas)
Média no Enem: 692,07

Frequentemente listado entre as 10 escolas com melhor pontuação no Enem no Estado de São Paulo, desta vez o Colégio Anglo Leonardo da Vinci, unidade Granja Viana ficou entre as 10 melhores escolas a nível nacional. Entre os diferenciais da unidade, Wagner Venceslau Dias, supervisor do Ensino Médio das Unidades Leonardo da Vinci, destaca o menor número de alunos por classe, que se limita a 25 alunos estudantes, a transmissão de conhecimentos que vão além dos conteúdos tradicionais e as orientações sobre como aprimorar os métodos de estudo. “Os professores e a equipe de coordenação fazem um trabalho de orientação ao aluno sobre como ele deve estudar em casa, como ele deve anotar as aulas, etc. para que ele desenvolva métodos de organização e tenha um melhor rendimento nos seus estudos”, diz.

Novos alunos são admitidos mediante processo de seleção. E para admissão no 3º ano do Ensino Médio, o aluno realiza testes e é entrevistado pela coordenação da escola para que seja avaliada sua capacidade de acompanhar o nível dos colegas. 


Getty Images
Agora veja quais são os carros seminovos mais vendidos